Instituto Pensar - Ocupação de espaços pode dar vida nova ao Pelourinho, diz urbanista portuguesa

Ocupação de espaços pode dar vida nova ao Pelourinho, diz urbanista portuguesa

Debate aconteceu durante evento no Pelourinho
Assessora especial da Prefeitura de Lisboa, a especialista em design de cidades, Branca Neves esteve em Salvador na quarta-feira (30) para participar do Workshop Internacional Design e Distritos Criativos, que aconteceu no Pelourinho. Para ela, uma ocupação simples de espaços pode transformar totalmente a capital baiana. A portuguesa participou do ciclo de debates promovido pelo Instituto Pesar, apoidao pelo Ipac e pela Secretaria Estadual da Ciência e Tecnologia.
A urbanista destacou que Lisboa, depois de implantação de um plano estratégico que envolveu a mudança no comportamento da população, se tornou a capital criativa da Europa.  "Nada pode ser feito às pressas, mas o fato de ocupar os espaços públicos, aumentando a presença de pessoas nas ruas e a simples pintura do piso de uma rua já produzem importantes transformações", diz.
O presidente da Associação dos Comerciantes do Pelourinho, Clarindo Silva, questionou: "Por que o soteropolitano não frequenta o Centro Histórico já que temos segurança, restaurantes e lojas?.
PHD em Economia Criativa, Ana Carla Fonseca, disse que o Pelourinho pode se tornar um destino criativo se houver uma participação de todos os atores que o compõem como comerciantes, artistas, governo, prefeitura e terceiro setor.
Ex-secretário do Turismo do Estado, Domingos Leonelli avalia que além dos estabelecimentos e programação cultural o Pelourinho acumulará ganhos com a implantação de um distrito criativo. "Isso agregará os setores de moda, design, games, softwares, dentre outras atividades", disse. 
Durante o encontro, também foram apresentados projetos desenvolvidos pela Secretaria da Cultura do Estado e Ipac, bem como os cases de Medellín, na Colômbia e Buenos Aires, na Argentina e Rio de Janeiro.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: